A noite da “Bruxa”: Halloween no Cinema de S.Jorge


Allen Halloween, rapper de Odivelas, foi o artista escolhido para inaugurar a edição de 2012 do Misty Fest e ir ao Cinema de S.Jorge apresentar o álbum Árvore Kriminal, de 2011. O festival expandiu horizontes desde Sintra até Lisboa e prova disso foi este primeiro concerto.

Halloween acompanhado do Dj Núcleo e dos dois mcs
Assim que a sala ficou cheia e as pessoas sentadas nos seus lugares, as luzes apagaram-se. O Dj Núcleo apareceu em palco, fazendo a introdução àquele que seria o dito concerto. No meio ouviu-se “Eles comem tudo e não deixam nada”, uma sample de «Vampiros», de Zeca Afonso, que não só remete para uma canção antiga, mas, ainda assim, muito atual, como também para o carácter interventivo do rap. Esta música acaba por ilustrar também o que Halloween pretende que aconteça com os seus temas, tal como disse antes de interpretar «SOS Mundo», do álbum Mary Witch Project . “Não faço músicas para o momento ou para durarem um ou dois anos. Esta, por exemplo, ainda é atual e foi feita em 2005”


As características da sala alteraram um pouco a dinâmica de um concerto normal deste género. Contudo isso não impediu quer o feedback do público, quer a expressividade do Halloween, que subiu ao palco acompanhado por dois mcs da Odc gang, a sua crew de Odivelas. Os lugares eram sentados, mas muitas foram as pessoas que ocasionalmente se metiam de pé durante as músicas e alguns amigos gritaram, inclusivamente, mensagens para o rapper. Canções como «Drunfos»,  «Noite na lisa»,  «Convite», «Killa Me» e «Mary Bu» tiveram reações muito positivas, mas foram a «No love» e a «Fly nigga fly»  que tiveram direito a um coro de vozes que cantou as letras na íntegra.

«Debaixo da Ponte» com Tó Trips
O momento alto do concerto foi quando Halloween anunciou que teria um convidado para vir tocar uma música com ele. E chama Tó Trips ao palco, de quem confessa ser um grande fã, motivo que o levou a propor esta experiência. “Isto foi algo que tentámos esta tarde, um pouco para experimentar e vamos ver no que dá”, disse.
As luzes de palco ganharam um tom arroxeado e Tó Trips dedilhou as primeiras notas de «Debaixo da Ponte». Os elementos do cenário, a colaboração de Tó na guitarra e a voz arranhada de Allen Halloween fizeram deste um momento muito expressivo e dramático. Algo único, como o próprio disse no final da música.


Voltando ao carácter interventivo do rap, Halloween mostrou-se atento à atualidade e destacou uma notícia que viu. “Vi nas notícias que as famílias andam a pagar enterros às prestações. Nem morrer está fácil neste país.” Foi o mote para «Um Jardim à Beira-Mar», canção que apela à mudança.

No final do concerto, Allen Halloween apresentou duas músicas do seu próximo projeto com o Odc gang, do qual os outros dois mcs fazem também parte. Escumalha: Sons da pedrada será o nome da mixtape a ser lançada em breve. 

Escumalha: Sons da pedrada

1 comentário:

  1. Quando o texto prende o leitor à par de gostos musicais isso só pode ser positivo.
    Esta peça, que me ajudou a respeitar o conceito estrutural do rapper no concerto, deu-me a conhecer algo que me passa ao lado neste contexto musical.

    ResponderEliminar