Rubrica: Ocarina do Tempo #3


12 de novembro...

Na rubrica de hoje do Ocarina do Tempo vamos viajar até 1984, ano do lançamento daquele que não é considerado o melhor álbum, mas sim o álbum que catapultou Madonna para a diva que é hoje. Falamos obviamente de Like a Virgin, lançado a 12 de Novembro.

1984 foi um ano repleto de grandes acontecimentos a nível musical. A 28 de fevereiro, Michael Jackson arrecadava 8 Grammys através álbum Thriller. Dia 1 de março, Sting protagonizava o último concerto com a banda The Police, iniciando assim uma pausa que durou até 2007, ano em que se deu a tour da reunião. Um mês depois, no dia 1 de abril, o cantor de soul e R&B Marvin Gaye era assassinado pelo próprio pai depois de uma discussão derivada de uma perda de documentos de negócios. A 25 de Junho, Prince lançava o álbum Purple Rain, que é considerado, desde então, não só a obra de arte do artista, como um dos melhores álbuns pop-rock de sempre. Dois meses depois, a 9 de agosto, os Iron Maiden iniciavam a digressão World Slavery Tour, que viria a ser considerada uma das maiores digressões da história do rock. No dia a seguir os Red Hot Chili Peppers lançavam o seu primeiro álbum intitulado Red Hot Chili Peppers.

O primeiro MTV Music Awards aconteceu dia 14 de setembro de 1984. Este evento foi marcado pelo facto de Herbie Hancock ter ganho o maior número de prémios, perfazendo um total de cinco. No entanto, o ponto alto da cerimónia foi sem dúvida a performance de Madonna com o tema “Like a Virgin”, no qual a artista se apresentou em palco, vestida de noiva, protagonizando movimentos e poses provocantes, gerando alguma polémica em torno da atuação.

Dois meses depois, a 12 de Novembro de 1984, é então lançado o segundo álbum de Madonna, Like a Virgin, com o selo da Warner Bros. Madonna quis participar no processo de produção do disco, mas a editora negou tal pedido por parte da cantora e deixou a missão a cargo de Nile Rodgers, músico e produtor que já tinha colaborado anteriormente com David Bowie. Na altura em que foi editado, Like a Virgin recebeu todo o tipo de críticas, começando pelo controverso título que joga com o nome Madonna (nossa senhora, em italiano) e a frase “Like a Virgin”, resultando num paralelismo com Maria (Mãe de Jesus), que segundo a bíblia se manteve virgem toda a sua vida. A imagem da capa foi outra das controvérsias geradas em torno da obra de Madonna. Segundo alguns críticos, a imagem da artista, vestida de noiva e de bouquet ao colo, aliada à maquilhagem carregada e à expressão facial realçando a sua sensualidade, transformou Madonna num objeto não de virtude, mas sim de desejo e fetiche.

Os paralelismos com o primeiro álbum homônimo de Madonna foram frequentes nas críticas. Muitos preferiram a musicalidade do primeiro trabalho da artista, outros preferiram a vertente mais dançável de Like a Virgin. Alguns especialistas de música levantaram severas críticas ao facto da artista ter gravado uma versão mais infeliz da balada soul “Love Don’t Live Here Anymore”, de Rose Royce; outros acharam a versão de Madonna mais interessante. Basicamente as opiniões ficaram muito divididas, no entanto, os números é que foram os grandes vencedores desta batalha, pois, Like A Virgin foi o primeiro trabalho da cantora a atingir o número 1 do top da Billboard 200. O disco vendeu cerca de 10 milhões de cópias nos Estados Unidos e mais de 21 milhões de originais por todo o mundo, tendo sido considerado um dos álbuns mais comercializados até à data na história da música.

A faixa-título «Like a Virgin» foi o primeiro single do álbum a ser vendido. Mais de um milhão de cópias comercializadas nos EUA levaram a que o single entrasse para o primeiro lugar da lista Billboard 100, sendo o primeiro single de Madonna a atingir tal posição. O vídeo da canção mostra Madonna a navegar pelos canais de Veneza de gôndola e a deambular por um palácio vestida de noiva. Com este vídeo a cantora retrata não só a sua independência sexual como mulher, como o pecado, dado que a personagem que aparece mascarada de leão é, na realidade, uma alusão ao evangelista S. Marcos. A cidade de Veneza surge no vídeo como símbolo de romantismo e sedução.

Vídeo do single «Like a Virgin»

«Material Girl» foi o segundo single do álbum a ser lançado por Madonna. Este, em conjunto com «Like a Virgin», contribuiu para transformar a cantora no ícone que é hoje. O vídeo de «Material Girl» é uma recriação da performance de Marylin Monroe no tema «Diamonds Are a Girl’s Best Friend», do filme de 1953 «Gentlemen Prefer Blondes».

Vídeo do single «Material Girl»

«Angel», «Into the Groove» e «Dress You Up» foram os singles que se seguiram aos dois primeiros, não alcançando, no entanto, o sucesso dos mesmos.

Like a Virgin marcou a música pop desde então e serviu de influência para outros artistas que quiseram seguir as passadas de Madonna, muitos deles colaram-se bastante ao estilo da artista norte-americana ganhando o título de “Madonna wannabes”. Mas não foi só o mundo musical que ficou marcado pelo álbum Like a Virgin, a sociedade também ela se moldou à postura irreverente e provocante da artista. Madonna conseguiu uma espécie de liberalização sexual, no que diz respeito não só à maneira de pensar, como também à forma de vestir, de uma geração jovem que tinha uma mentalidade mais conservadora.

Em jeito de curiosidade, 1984 foi também o ano em que foi declarada oficialmente a fome na Etiópia, provocando mais de um milhão de mortos em apenas um ano. Talvez tenham sido estes números, ou outras situações semelhantes, a principal razão pela qual a cantora participou em ações humanitárias como o Live Aid. 




Sem comentários:

Enviar um comentário