Crítica ao álbum Capicua

Capicua
Capicua
Optimus Discos,2012
5.5/10



Capicua é uma mulher do norte ( Porto ) que há muito escrevia e que ansiava por transformar as suas ideias para algo ouvível . Assim a Optimus Discos deu um empurrão. Ana (Capicua) é doutorada em sociologia e usa essa experiência para as suas rimas, letras que mostram uma cidadã muito observadora. Capicua conta com instrumentais de Sam The Kid, D-One,Xeg,Ruas ou mesmo Nelassassin. Melhor forma de começar um disco não há! Conta com estes rappers e produtores e seus amigos. Disco este que faz todo o sentido porque Capicua já tinha feito algumas participações mas nunca tinha lançado um conjunto de canções em seu nome. Por isso acho que foi bem sucedida e tenho expectativas quanto à sua evolução e aprendizagem. Uma mulher, que escreve bem, beats a condizer, Portugal está a mudar para melhor, no mundo do Hip Hop!

Nada melhor que começar este álbum de estreia do que iniciar com  um texto de Almada Negreiros, declamado por Tiago Barbosa e com o beat de Darksunn, que fala sobre o reaproveitamento da palavra. A faixa tem o nome de «Mão Cheia».
«Medo do Medo» é uma música que explica o medo das pessoas, o medo que o mundo tem , os medos morais das pessoas e principalmente o medo que nossos governantes deveriam ter do povo visto que o povo português não tem nada a perder se fizer uma revolução! O medo de tudo condiciona a vida das pessoas. É um dos singles de apresentação de Capicua.

Em «Sagitário» reparo que Capicua descarrega uma grande carga sentimental na letra. Fala de um amor entre um rapaz e um cavalo, que depois acaba com a separação deles, visto que o cavalo queria ser independente. Sagitário é uma metáfora para Centauro que vem da mitologia grega representando uma personagem meio homem, meio cavalo. Talvez fosse uma analogia ou simplesmente imaginou. Foi uma das faixas que mais gostei!

Procedente de « Sagitário» chegava a «Hora Certa». Provavelmente uma das faixas mais emotivas porque fala de algo que normalmente todos nós passamos ou iremos passar. Um amor que já não existe, uma relação que acabou e onde ficaram memórias.

«Maria Capaz» pretende explicar que Capicua , sendo mulher num mundo predominante de homens, também consegue rimar e impressionar com as suas frases/dicas. Com a ajuda de Sam The Kid (produtor do beat) «Maria Capaz» é um dos singles juntamente com «Medo do Medo».

Um dos instrumentais que mais gosto neste disco é o de «Luas». Um pormenor que ficou mesmo a condizer foi o facto da música «Casa no Campo» conter o um sample(bocado de uma peça audível, música, um video. Grava-se o som da parte que se quer) da música de Elis Regina com o mesmo nome." Eu quero uma casa no campo".
Apesar de gostar da lírica deste álbum de estreia acho que o tempo ditará o futuro de Capicua. Penso que falta algum flow, experiência (falo das letras) mas algo ela certamente irá conquistar. Há que pensar e perceber uma coisa : como álbum de estreia acho que esta bom mas se pensar que ela já fez participações com por exemplo, Nerve (rapper de Abrantes que participa numa das faixas do disco«Judas e Dalilas») penso que podia "causar" mais impacto.


Sem comentários:

Enviar um comentário