Rubrica: Ocarina do tempo #2


5 de Novembro...

Hoje, dia 5 de novembro de 2012, vamos recuar no tempo até 1965 e 1970, com os lançamentos dos singles «My Generation» dos The Who e «Immigrant Song» dos Led Zeppelin.


O movimento mod surgiu no final dos anos 50, em Londres, alcançando o seu auge nos primeiros anos da década de 60. Os primeiros mods eram adolescentes obcecados pelas tendências de moda e estilos musicais, tais como o jazz moderno e o rhythm and blues. Com uma vida social impulsionada pelo uso de anfetaminas, acredita-se que tanto os mods, como os rivais rockers, surgiram de uma evolução dos teddy boys, os quais eram influenciados pelo Rockabilly norte-americano.

Os mods expandiram os seus gostos musicais ao soul, ao ska jamaicano e o bluebeat, deixando marcas em bandas como Small Faces, The Who e The Yardbirds. Conhecidos por frequentar pubs londrinos com o objetivo de exibir as suas roupas e por se deslocarem maioritariamente de scooter, os mods travaram lutas agressivas com os rivais rockers, dando inicio a um pânico moral voltado contra a juventude britânica.

My Generation é o primeiro álbum da banda britânica The Who, lançado a 3 de dezembro de 1965. Temas como «The Kids Are Allright» e a faixa-título «My Generation» tornaram-se hinos da subcultura mod, que entrou em declínio logo no ano a seguir do lançamento do álbum. O movimento viria a ressurgir nos finais da década de 70 como revival mod, influenciando bandas como Oasis, Blur e Ocean Color Scene.

O single «My Generation» foi lançado a 5 de Novembro de 1965 e pode ser escutado aqui:





Uma passagem por Reykjavík, no âmbito da digressão de Led Zeppelin Tour of Iceland, Bath and Germany, em meados de 1970, inspirou a criação da música «Immigrant Song», que viria a ser single do álbum Led Zeppelin III, lançado no final desse ano. O tema foi composto no dia a seguir ao concerto na Islândia e passados apenas seis dias já estava a ser tocado, pela primeira vez, no festival Bath, em Inglaterra. Entre 1970 e 1972, «Immigrant Song» foi utilizado como abertura dos espetáculos de Led Zeppelin.

A letra da música retrata os Vikings e a sua busca de novas terras, remando em direção a oeste a partir da Escandinávia. Robert Plant declarou, posteriormente, numa entrevista a uma rádio, a razão pela qual tinha sido inspirada a música “viajámos até à Islândia e isso relembrou-nos os Vikings, os seus grandes barcos e o estômago de John Bonham... E boom, ali estava - «Immigrant Song»”

"The hammer of the gods/will drive our ships to new lands", é um dos versos da letra de «Immigrant Song», que serviu de inspiração a bandas de heavy metal como Iron Maiden e Manowar, resultante da invocação de espíritos de antigos exploradores Vikings, envoltos numa aura pagã.

Lançado a 5 de Novembro de 1970, exatamente 5 anos depois do single «My Generation» dos The Who, «Immigrant Song» é ainda hoje um dos maiores e mais influentes temas da banda de Robert Plant, Jimmy Page, John Paul Jones e do falecido John Bonham. A canção pode ser escutada aqui:








Sem comentários:

Enviar um comentário