Rubrica: Música Sazonal #02


Olá, olá!
É novamente segunda-feira por isso sejam bem vindos a esta que é a Música Sazonal #02, a rubrica que faz exatamente aquilo de que os artistas não gostam: limita as suas músicas a determinadas ocasiões.
Caso não tenham reparado, eu reparei certamente, a temperatura desceu. Não foi um nem dois graus, a temperatura desceu mesmo, mesmo muito. Pela primeira vez em dois anos, se não estou em erro, vi-me obrigada a usar luvas.
Mas, porquê falar do tempo e de pormenores que de interessante têm pouco quando tenho coisas muito mais giras para partilhar aqui no Off the Record? Bem, porque tudo tem um encadeamento lógico.
Esta semana, a música que vos trago é para mim a melhor música para se ouvir junto à lareira ou ao aquecedor, no quentinho das nossas casas, num dia frio. E é precisamente o que vamos precisar para uma semana de adaptação à chegada do Inverno e destes dias de temperaturas baixas.


Corria o ano de 2006 quando Zack Condon resolveu pegar no seu projeto a solo e convidar uns amigos para fazer umas atuações ao vivo. Assim nasceram os Beirut, uma banda que condensa na sua música influências das mais variadas partes do mundo, em parte devido às viagens de Zack e as culturas com as quais acabou por contactar. The Rip Tide, álbum onde podemos encontrar esta «East Harlem» é o terceiro da banda, lançado em Junho de 2011. Para muitos este é o álbum que consolida Beirut como uma banda, uma vez que as canções foram feitas como uma banda e não com contributos individuais de membros separados.
Numa entrevista sobre o álbum, Zack Condon afirma que este álbum é olhar para estes últimos 5 anos da sua vida, em que levou este projeto para a frente. “Este álbum é sobre voltar a casa e assentar, digamos assim, fisicamente e musicalmente. Durante anos andei a brincar com todos aqueles instrumentos diferentes, a viajar e a mudar de casa constantemente, à procura de um som específico de Beirut. Desta vez resolvi mergulhar no que já tinha feito e o resultado é um álbum muito mais pessoal”. «East Harlem» é a prova deste “mergulho”. O primeiro single de The Rip Tide foi composto quando Condon tinha 16 anos, altura em que se mudou para Nova Iorque com o irmão. A melodia da canção esteve durante anos “na prateleira” até que o acordeonista da banda achou que dali se poderia fazer algo.

O resultado está à vista, uma música que nos faz querer voltar a casa e que nos traz sentimentos de nostalgia.
Tenham uma boa semana e até à próxima segunda-feira!

Curiosidade: Com a crescente popularidade de Beirut no Brasil, uma vez que a canção «Elephant Gun», fazia parte da banda sonora da série Capitu, surgiram, em 2009, os eventos "Beirutando na praça" que consistem na actuação de várias bandas que adaptam as canções de Beirut aos ritmos brasileiros, utilizando instrumentos como o cavaquinho, o bandolim e o trompete. Para visitar a página de facebook é só clicar aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário