Rubrica: Ocarina do Tempo #4

19 de Novembro...


Nesta quarta edição da rubrica Ocarina do Tempo, viajaremos até 1960. Altura em que os Estados Unidos da América atravessavam uma fase muito importante na proclamação dos direitos dos cidadãos afro-americanos. Foi exatamente a 19 de Novembro de 1960, que a canção «Georgia On My Mind», de Ray Charles atingiu o número 1 da tabela de vendas da Billboard, a Billboard 100. Mas não foi esta a única conquista do artista natural da Geórgia – um dos Estados norte-americanos que mais sofreu com a discriminação racial – Ray conseguiu transformar uma simples canção popular no hino de um Estado.

Desenvolveram-se grandes tensões entre o norte e o sul dos Estados Unidos, em 1860, aquando da eleição de Abraham Lincoln, republicano abolicionista, para presidente. Em 1861 iniciou-se então aquela que viria a ser conhecida pela Guerra de Secessão. Esta guerra opôs 11 Estados Confederados do Sul, defensores da escravatura, contra 19 Estados do norte a favor a abolição da mesma. Estes foram os principais ideais que colocaram o norte e o sul dos Estados Unidos numa guerra sangrenta, resultando numa vitória por parte dos Estados do norte. Em 1865, fora oficialmente abolida a escravatura.

Finalizada a guerra e depois de ter sido readmitida como Estado americano, em 1868, a Geórgia acabou por ser expulsa, em 1869, por recusar-se a validar a 15ª Emenda da Constituição dos Estados Unidos, que concedia o direito de voto a todo o cidadão masculino e de maior idade, independentemente da raça. Só mesmo em 1870 é que foi aceite tal autenticação pelo Estado da Geórgia, tendo sido o último Estado americano a ser readmitido à união dos EUA. Nesta altura, já mais de metade da população da Geórgia era afro-americana.

Até à primeira metade do século XX, as escolas da Geórgia ainda eram vitimas de segregação. Foi através de uma ordem da Suprema Corte americana, que o governo da Geórgia foi obrigado a integrar crianças afro-americanas nas suas escolas, sob pena de encerramento do ensino no Estado. Em 1961, pela primeira vez em toda a história do Estado, foi possível uma coabitação entre crianças brancas e crianças negras em ambiente escolar.

A década de 60 foi muito marcante nos EUA no que diz respeito à igualdade racial. Em 1964 foi publicada uma lei que concedia uma série de direitos aos negros americanos, que veio a desencadear movimentos em prol da supremacia branca. Muitos negros ainda chegaram a ser linchados e queimados por grupos de terroristas organizados como os Ku Klux Klan (KKK), que retomaram a sua atividade depois de uma pausa de 50 anos.

Foi com todo este cenário de novas implementações de direitos e evolução de um conceito global de cidadania, que Ray Charles, nascido em Albany, Geórgia, compôs aquele que viria a ser o hino do Estado, «Georgia On My Mind».

A canção foi escrita em 1930 por Hoagy Carmichael (música) e Stuart Gorrell (letra). Aparentemente a letra foi dedicada por Gorrell à irmã de Carmichael, no entanto, a ambiguidade da música leva a crer que a mesma possa ter sido dedicada ao Estado norte-americano em questão. A música acabou por ser gravada, a 15 de setembro de 1930, por Hoagy Carmichael e a sua orquestra, mas só 30 anos depois, em 1960, é que o êxito ganhou as proporções que hoje lhe são reconhecidas, pela mão de Ray Charles.

Versão original de «Georgia on My Mind» por Hoagy Carmichael

Há uma história que conta que a inspiração para compor o tema veio de um concerto que Ray se recusou a dar. Ao que parece, o artista chegou ao local onde iria decorrer o espetáculo e deu de caras com uma manifestação devido ao facto de não deixarem entrar negros no concerto. Ray, como protesto antirracista, recusou-se a subir ao palco na mesma noite. Como consequência foi obrigado pelo governo a abandonar o Estado da Geórgia. Com base nesse acontecimento, Ray Charles escreveu então o tema «Georgia On My Mind» e incluí-o no álbum The Genius Hits The Road, lançado em finais de 60.

Uma semana depois de ser gravado, o tema atingiu o número 1 da lista Billboard 100 – exatamente no dia 19 de Novembro de 1960 – porém, a reconciliação com o estado da Geórgia só viria a acontecer em 1979, aquando do convite para interpretar o tema no contexto da Assembleia Geral da Geórgia, como símbolo da reconciliação com os direitos civis. A canção viria a ser adoptada como hino do Estado da Geórgia em abril do mesmo ano. A música acabou por ser utilizada numa montagem vídeo sempre que a televisão estatal saía à noite do ar, sendo apenas interrompida, em 2009, devido ao início das transmissões constantes, 24 horas por dia.

Versão de «Georgia On My Mind» por Ray Charles

Para além de ter sido a primeira canção de Ray Charles a atingir o número 1 dos tops de vendas norte-americanos (seguir-se-iam temas como «Hit The Road, Jack» e «I Just Can’t Stop Loving You»), «Georgia On My Mind» veio atingir aquilo que seria impensável acontecer durante todo o século XIX e na primeira metade do século XX: uma música de um artista afro-americano assumir-se como o hino da Geórgia, um Estado onde o racismo prevaleceu durante décadas.




Sem comentários:

Enviar um comentário