Viajei com o Acaso Até Aqui #5

Os três álbuns que editou desde 2004 têm o selo da sua própria editora, Blisslife Records. O facto de quase não sofrer as pressões para fazer um novo trabalho tem tido efeito no lançamento de um quarto disco, muitas vezes adiado. Ainda assim, as novas músicas de Amel Larrieux já têm um nome: Ice Cream Every Day (Gelado Todo o Dia). O título sugestivo dá azo a imaginar o que a norte-americana vai pôr a tocar por aí, ainda para mais quando o seu passado começou quando se tornou na primeira vocalista do duo Groove Theory, em parceria com Bryce Wilson.

O hip-hop e um gospel trespassam-lhe as actuações ao vivo e ainda consegue imprimir-lhe jeitos de índia (nem que seja pela mania das tranças longas) ou outros de uma África do Oeste. Com uma voz de algodão e um swing de quem se mexe entre um jazz, soul e r&b de outros tempos, Amel faz parte do grupo dos 'underrated'.

Nasceu em 1973 em Manhattan, Nova Iorque. Da mãe, crítica de dança afro-americana, herdou o cabelo encaracolado. Do pai, conquistou o lado europeu vindo de genes franceses, escoceses e ingleses. Foi colega de carteira de Questlove (The Roots), do guitarrista Kurt Rosenwinkel e de membros de Boys II Men, enquanto estudava na High School for the Creative and Performating Arts, na Filadélfia.



A carreira a solo chegou em 2000 com Infinite Possibilities e o single «Sweet Misery», ainda sob a chancela da Epic Records, quatro anos depois de ter sido convidada para fazer parte do álbum de lançamento da banda de Sade, Sweetback, com «You Will Rise». O terceiro trabalho Morning (2006) foi o mais bem sucedido da sua carreira, tendo atingido a 29ª posição na categoria Hot Adult R&B da Billboard. Dele saiu o single «Weary».

Um ano depois editou o álbum inteiramente de jazz, Lovely Standards, e visto este ser reconhecido como um dos cinco discos de topo daquele género musical. E, ainda em 2007, foi uma das artistas convidadas para a compilação-tributo a 2Pac, Best of 2Pac 1:Thug, na qual se ouve em «Resisit the Temptation»

'Esperança' é a tradução do seu nome arábe Amel. E é isso também que é preciso para que os gelados que anda a preparar possam ser servidos todos os dias e em breve. «Orange Glow» e «Don't Let Me Down» são os primeiros sabores. É como se fosse uma Janet Jackson de «That's The Way The Love Goes».


Sem comentários:

Enviar um comentário