Ocarina do Tempo #7

17 de dezembro...

Esta semana, a rubrica Ocarina do Tempo viajou até 1982, ano da Farewell Tour da banda britânica The Who. Foi exatamente a 17 de dezembro, que o grupo londrino deu o seu último concerto da digressão, atuando em Maple Leaf Gardens, em Toronto, Canadá. Inicialmente, o propósito desta série de datas era o de promover o recentemente editado Its Hard, no entanto, a banda declarou durante a tour, que tais concertos iriam marcar o final do coletivo. Durante um concerto de preparação para a digressão, em Birmingham, e visto as datas marcadas apenas contemplarem os EUA e o Canadá, Pete Townshend declarou que iria dedicar uma série de concertos em 1983 em terras de Sua Majestade, porém, tal não se concretizou, pois a banda acabaria por se dissolver no final da tour.

T-shirt Alusiva à última data da Farewell Tour de 1982

Este término coincidiu com uma fase de declínio da banda de Pete Townshend. Em 1978, depois do lançamento de Who Are You, o baterista Keith Moon viria a falecer por ter sofrido uma overdose acidental de medicamentos prescritos para combater o alcoolismo. Kenney Jones assumiu o seu lugar e ainda lançou dois álbuns com o coletivo Face Dances (1981) e Its Hard (1982), abandonando a banda depois da digressão de 1982. A sonoridade do grupo sofreu uma metamorfose depois da morte de Keith Moon e ainda hoje é das fase menos aclamadas dos The Who. Entretanto, Pete Townshend acabou por admitir o seu estado avançado de dependência alcoólica, confessando a vontade de realizar uma última digressão antes de transformar os The Who numa banda de estúdio. Tal aconteceu em 1982 e acabou por se tornar numa das digressões mais lucrativas desse ano, esgotando estádios e arenas nos Estados Unidos e Canadá. Um ano depois da tour, Pete admitiu não estar a conseguir compor de forma adequada ao perfil da banda e, perante tal situação, anunciou definitivamente a cessação de atividade dos The Who.

Imagens aéreas do concerto realizado a 9 de outubro de 1982, no estádio CNE em Toronto, Canadá


Reuniões:

Felizmente para os fãs, a banda voltou a reunir-se, três anos mais tarde, para uma atuação no âmbito do Live Aid, em 1985, interpretando temas como «My Generation», «Pinball Wizard», «Love Reing O'er Me» e «Won't Get Fooled Again». Passados quatro anos, no contexto da celebração dos 25 anos da banda e dos 20 anos do álbum Tommy (1969), os The Who iniciaram, então, uma digressão de reunião.

Excerto do concerto de 1985 no Live Aid

Em 1996, os The Who regressaram aos palcos para uma tour de dois anos, na Europa e América do Norte, em torno de Quadrophenia (1973). Os concertos realizaram-se em versão acústica e contaram com músicos convidados, integrando secções de sopros e coros, para além de um elenco com a finalidade de ilustrar as personagens do álbum.

«Behind Blue Eyes» no âmbito da tour acústica de Quadrophenia 1996/1997

Depois disso, a banda foi regressando aos palcos com pequenos apontamentos em espetáculos de caridade como o Live Aid de 2005 e outras atuações pontuais, sendo que, a mais recente foi na cerimónia dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

«My Generation» interpretado na cerimónia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres 2012







Sem comentários:

Enviar um comentário