Rubrica: Música Sazonal #04


Segunda-feira, início de uma nova semana e dia de Música Sazonal. Deixo o aviso prévio de que isto não é um juízo de moral, apenas uma análise (im)parcial do contexto em que surge a rubrica desta semana.

Ainda mal entrámos em Dezembro e já andamos a ser alvos de um spam de Natal intenso. Os programas e anúncios que passam na televisão, os catálogos que chegam pelo correio, as promoções das marcas, as montras dos centros comerciais, as iluminações de Natal nas ruas, as fotografias das árvores de Natal que os amigos partilham nas redes sociais. Costuma-se dizer que o Natal é quando o Homem quiser, mas o Homem, e principalmente as marcas, querem-no cada vez mais cedo.

Dezembro é o mês em que nos esquecemos de todos os nossos problemas durante o ano. Vivemos para o consumismo e queremos manifestar o nosso afecto pela família e amigos através de pequenas lembranças. Estamos sempre dispostos a dar um bocadinho mais por aquele presente que é a “cara” daquela pessoa.
Na mais pura das inocências deixamo-nos levar pelas fantasias do Natal, do espírito positivo da quadra e depositamos nela as nossas esperanças. Em tempos de crise o Natal torna-se ainda mais irresistível, ou porque há promoções muito boas para aproveitar ou porque para o ano o caso muda de figura e este é o último ano para ter um Natal mais “à larga”.
Inspirada neste saudosismo antes de tempo, escolhi para esta semana a música que vai inaugurar a corrida às lojas. Fica a ressalva, cuidado com os gastos.


«Taxman» dos Beatles é a primeira canção do álbum Revolver de 1966, um álbum que segundo os críticos marca o início de uma fase mais radical da banda. Esta foi a primeira letra escrita por George Harrison, que andava descontente com os elevados impostos cobrados pelo governo da altura. No entanto, como o próprio Harrison disse, é uma música actual, tanto que entrou na setlist da sua digressão pelo Japão com Eric Clapton, em 1991.

A título de sugestão ficam aqui alguns mercados de produtos artesanais/ecológicos/solidários um pouco por toda a cidade de Lisboa.

Façam umas boas compras, se for caso disso, que nós voltamos para a semana!
Até lá!

Sem comentários:

Enviar um comentário