Rubrica: Ocarina do Tempo #6


10 de dezembro...

Depois de uma pausa na semana passada devido a problemas pessoais, a rubrica Ocarina do Tempo encontra-se de regresso para mais uma viagem ao passado. Desta feita, na sua 6ª edição, viajaremos até 10 de dezembro de 1967, data que ficou marcada na história da música pelas piores razões. Esta foi a primeira vez que um artista foi detido pela polícia em palco. E tal episódio está ligado a uma incontornável lenda do rock, Jim Morrison, vocalista da banda The Doors.

Este incidente ocorreu num concerto em New Haven, Connecticut. Enquanto o músico se encontrava no backstage com uma rapariga, um polícia, sem saber que se tratava de Jim, ordenou ao casal que abandonasse o local. Jim não obedeceu às indicações do polícia, resistiu e foi pulverizado com spray mace. Minutos depois, o artista subiu ao palco e começou a provocar o agente e a incitar a audiência contra o mesmo, a tal ponto que levou a que o artista fosse detido a meio do concerto.



Vídeo da detenção do músico, a 10 de dezembro de 1967, num concerto em New Haven

Depois de pesquisarmos mais informação sobre o incidente, deparamo-nos com uma panóplia de detenções efetuadas ao vocalista dos The Doors. O poeta e compositor originário de Melbourne, Florida, tinha, aparentemente, esta relação de simbiose com as detenções e consequentes aprisionamentos.

Ainda antes do ocorrido no concerto de 1967 em New Haven, o artista já teria sido detido em 1963 na sequência de uma tentativa de furto a um polícia. Jim foi acusado de tentar roubar um capacete e uma sombrinha a um agente da autoridade, de causar distúrbios, de resistência e por se encontrar em estado notável de embriaguez na via pública.



A 23 de janeiro de 1966, o vocalista voltou a ser preso. Desta vez, segundo reza a história, Jim, Felix Venable, e Phil O’Leno deslocaram-se ao deserto a fim de encontrar alguns índios e comer peyote ( uma espécie de cacto com propriedades alucinogénicas). Pelo caminho, Jim saltou do carro, onde seguiam viagem, para beijar uma rapariga que passava, regressando de seguida à viatura. A dada altura Jim e Phil discutiram, o que levou a que Phil se separasse dos seus companheiros e seguisse viagem sozinho. Quando Jim e Felix regressaram, Jim inventou que tinha morto Phil e que o tinha enterrado no leito de um rio. Infelizmente para o vocalista, a história chegou aos ouvidos do pai de Phil, que era advogado. O mesmo encontrou a rapariga que Jim tinha beijado e obrigou-a a levantar queixa sobre o artista, que acabou por ser mais uma vez preso, até o pai de Phil ter descoberto que afinal o filho tinha fugido para o Arizona depois da discussão com Jim.

Dois anos depois, em 1968, em Las Vegas, no Pussycat a’ Go Go, o músico voltou a ser conservado em detenção por estado de embriaguez em público e por vaguear sem identificação suficiente que o reconhecesse perante as autoridades. Aparentemente, o vocalista simulou estar a fumar um charro imaginário à porta do clube, provocando o segurança que acabou por espancar Jim com o seu bastão. O vocalista sofreu alguns ferimentos e a polícia teve de ser chamada a intervir, e, consequentemente, Morrison e o seu amigo Robert Gover acabaram por ser presos.




Dia 1 de março de 1969, The Doors tocaram num auditório em Miami, Florida. Quatro dias depois da atuação, o xerife do condado de Miami-Dade emitiu um mandato de captura a Jim Morrison. O mesmo foi acusado de vários delitos, entre eles, linguagem e comportamentos obscenos e atentado ao pudor, profanação e, mais uma vez, estado de embriaguez em espaço público. Jim foi considerado culpado de tais acusações, acabando por ser novamente preso a 20 de setembro de 1970.



Mandato de captura emitido pelo xerife do condado de Miami-Dade a Jim Morrison


Para finalizar, ainda em 1969, Jim Morrison e Tom Baker foram detidos por causarem distúrbios a bordo de uma aeronave. A dupla estava a caminho de um concerto dos The Rolling Stones, quando o seu estado avançado de embriaguez (para variar) levou a que tivessem tido comportamentos obscenos para com uma hospedeira de bordo.





Sem comentários:

Enviar um comentário