Rubrica: Música Sazonal #05


Olá, olá!
Sejam bem-vindos e bem-vindas a mais uma música sazonal. Antes de mais, deixo desde já as minhas desculpas pela minha ausência na semana passada, mas, por motivos de doença, não consegui trazer-vos uma canção espetacular para animar a vossa semana, como já se tornou costume.
Passemos então ao motivo pelo qual vos escrevo esta semana. Todos vós certamente já ouviram falar das previsões dos Maias, não os de Eça de Queirós, claro, relativamente ao fim do Mundo. É já esta sexta, dia 21 de Dezembro. A data de que todos falam.
Sinto um certo orgulho em dizer que nos meus 21 anos de existência já consegui sobreviver a dois fins do mundo. E estou ansiosa por saber se sobrevivo a mais um. Com um acontecimento destes a decorrer nesta semana, obviamente que não o poderia deixar passar em branco. E, justamente por ter falhado na semana passada, trago-vos hoje as minhas três músicas para ouvir no fim do mundo. E para ouvir bem alto!

A primeira é a minha primeira escolha e talvez a mais óbvia, logo pelo título, «It’s the end of the world (and I feel fine)» dos R.E.M. Devo confessar-vos que sou fã desta banda, motivo pelo qual me sinto na obrigação de mostrar esta música na minha “última semana”.
Os R.E.M. são uma banda de rock americana, formada em 1980, e considerada por muitos como uma das pioneiras do movimento rock alternativo dos anos 90. Serviu de inspiração a bandas como os Nirvana e os Pavement. Com o sucesso que alcançaram foram perdendo o estatuto de banda de rock alternativo, passando para o meio mais pop e mainstream. A banda anunciou o término da sua atividade no final do ano passado com o lançamento do álbum Collapse into Now. Este tema faz parte do álbum Document de 1987.


A música que se segue já foi tema para livros, o álbum onde podemos encontrá-la tem o seu nome e é considerado pela Rolling Stone como um dos melhores 500 álbuns de todos os tempos. Falo de «Highway to Hell» dos ACDC.
Porquê a escolha desta música? Não porque já esteja a fazer reflexões pré-purgatório ou algo do género, mas sim porque é uma música divertida and “my friends are gonna be there too”. Se estamos perante o fim do mundo, pelo menos que nos divirtamos uma última vez com a família, os amigos e todas as pessoas de quem mais gostamos.
Este foi o último álbum gravado pelo vocalista Bon Scott antes de falecer em 1980. O próprio videoclip desta música, que podem ver abaixo, foi gravado 10 dias antes da sua morte. Este, que é o sexto álbum da banda australiana, separa duas eras da existência da famosa banda de rock and roll, marcadas por dois vocalistas diferentes: Bon Scott (1974 -1980) e Brian Johnson (1980 – presente).


“Last but not least”, a última música deste lote. Podia iludir-vos dizendo que pensei muito na escolha destas músicas, mas estaria a mentir se o fizesse. O tempo não espera, por isso, escolhi as três primeiras que me vieram à cabeça. Esta última é também uma escolha óbvia. Acho que sou mais previsível do que na realidade penso, mas, acho que, tal como os filmes, se é realmente o fim precisamos sempre de um “The End” à altura. E não há música que dite a sentença, digamos, melhor do que esta. Muito calma, considerando as duas anteriores, mas também "misteriosa".


Existem várias teorias quanto aos significados dos versos que ouvimos na voz de Jim Morrison. Para uns, um hino anti-Vietname, para outros, uma reflexão das leituras de Sófocles e Nietzsche, aliadas ao consumo de drogas. Uma coisa é certa, é uma canção sobre o fim de algo, daí ser uma das minhas escolhas para esta espécie de top ou lista, como lhe queiram chamar.
Esta foi uma das músicas que integrou o álbum homónimo dos The Doors, editado em 1967 e foi a última música dos seus concertos durante vários meses até à sua versão final, que figura no disco.

Assim me despeço, com estas três músicas. Divirtam-se muito e, se possível, festejem o fim do mundo na melhor companhia possível!
Já agora, qual seria vossa música para a ocasião?

Até para a semana!

1 comentário:

  1. This is the End, de facto seria a minha escolha também. É que nem consigo pensar em mais nenhuma e teria que ser na calmaria dessa música que receberia o Apocalipse lol

    ResponderEliminar