O conceito de música portuguesa


Assim como Zeca Afonso misturou à sua música de intervenção toda a influência dos ritmos africanos que adquiriu na sua estadia em Moçambique e Angola, o hip hop português sofreu também ele uma miscigenação com a cultura africana. Corria o ano de 2000 quando eu, agarrado ao clássico The Marshall Mathers Lp do Eminem, dei de caras com o hip hop português a sério pela primeira vez. Já tinha em tempos escutado alguns êxitos radiofónicos de rap como o «Nadar» dos Black Company e alguns temas do 3º Capítulo dos Da Weasel. Mas foi o álbum Introdução a Uma Vida Banal - O Manual, que me atrelou ao hip hop nacional durante largos anos. 

Os Da Weasel levaram-me a mergulhar a fundo no hip hop lusitano e, consequentemente, fui descobrindo artistas como Mind da Gap, Sam The Kid e Chullage, entre outros. Este último, em especial, conseguiu fazer algo que até hoje é, a meu ver, um verdadeiro exercício de mistura entre a cultura portuguesa e a cabo-verdiana. Ao ouvir pela primeira vez o Rapresálias, constatei que Chullage manteve a preocupação não só de fazer a sua música, mas também de a cantar em ambos os idiomas de forma a representar ao máximo as duas culturas. Ao escutar atentamente o álbum é impossível ser-se português e não sentir a curiosidade pela cultura cabo-verdiana e vice-versa. O próprio levanta o véu sobre vários costumes e tradições de Cabo Verde, nas suas letras, e ainda inclui, em alguns temas, instrumentos e ritmos africanos. No disco que se seguiu, Chullage conseguiu frisar ainda mais essa necessidade de cruzamento. Rapensar, apesar de não ser o melhor álbum do artista em questão, é aquele que, na minha opinião, melhor retrata toda esta vontade de Chullage atingir um ponto de fusão entre a música portuguesa e a cabo-verdiana.

Talvez esta seja uma das formas de definir o conceito de música portuguesa: uma mistura de influências adquiridas pelas diversas interferências que sofremos na nossa cultura, derivadas da nossa vontade de descobrir novas terras, novos povos, novas vivências e, consequentemente, nova música.

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