Lusofonia - um elo no tempo e no espaço


Cada ser humano é único, produto de combinações de genes diferentes. Assim é a música de cada país. Produto das mais variadas influências, culturas, sons e ainda elementos físicos. A música é uma ferramenta de comunicação, tal como a fala ou os gestos e é através dela que se expressam sensações, que se descreve o que nos rodeia ou até que falamos sobre o quotidiano. Se o folk dos Estados Unidos fala de comboios e do trabalho no campo, o fado de Portugal fala do mar, das partidas, das chegadas e da saudade. Mesmo os instrumentais têm as suas particularidades.

Mas tal como a música americana não se resume ao folk, a música portuguesa também não se resume ao fado. Mais não seja porque o povo português é um povo viajante, um povo conquistador. Quisémos descobrir o mundo e foi o que fizémos. Navegámos por “mares nunca antes navegados”, mais recentemente, acolhemos os que apreciaram a nossa hospitalidade e deixámos partir aqueles que ambicionavam uma vida melhor. Mantivémos tradições e adoptámos novos hábitos. Quer no passado, quer no presente, o contacto com novas civilizações mudou a nossa maneira de viver e a nossa visão do mundo.
As colónias que conquistámos e libertámos passaram para nós um legado e uma herança que não podemos ignorar. As nossas raízes e origens não se limitam ao território que vem desde o Minho até ao Algarve. A presença de Portugal no Brasil e em África trouxe influências vincadas para a música que se faz nos dias de hoje. A língua portuguesa, ainda que tenha as suas diferenças nos três locais, em conjunto com a conviviência histórica, é o que nos une. Uma língua comum que se expressa em sonoridades bem diferentes.

Nos anos 70, artistas como Zeca Afonso e Fausto tentaram fazer a fusão de todas estas influências, mas foram precisos 20 anos para que esta relação entre Portugal, África e o Brasil se tornasse sólida e forte. O rap, o hip-hop, o reggae, o funk e o kuduro “de Portugal” fizeram a ponte entre estes três territórios e contribuiram para que as barreiras viessem a desvanecer gradualmente.

Existem portugueses espalhados um pouco por todo o mundo e existe um pouco de todo o mundo dentro deste nosso Portugal. A música lusófona é um pequeno grande mundo a ser explorado, é parte da nossa história, da nossa cultura e da nossa identidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário