Reviews: R&B no século XXI


Usher
Here I Stand
2008



O sucessor de Confessions não podia começar de melhor forma. «Forever Young», mostra uma voz nua apenas com o piano por baixo, completamente vulnerável.

 Este álbum tinha uma missão complicada de suportar todos os sucessos de Usher principalmente no Confessions, sucessos como «Yeah»,«Burn» ou « Caught Up». Um disco que se atrasou no lançamento devido à preparação do casamento com Tameka Foster e com o nascimento do seu filho. Pai de Usher morre nesta altura por isso é um disco de acontecimentos marcantes, como o nascimento do filho e a morte do pai, mas nunca deixando o estilo R&B e Pop. A paixão por Tameka era mais que muita. Em grande parte deste disco, as músicas falam de mulheres ou uma mulher.

single chama-se «Love in This Club», e é aquele vídeo em que ele está numa boate e está rodeado de raparigas... Cliché não?

Mas eu sei que é o Usher simplesmente só pela dança nos minutos finais do vídeo. Ele faz um deslize com o pé no chão que eu reconheço em quase todos os vídeos!

Uma das músicas que gosto mais é «What a Man To Do» e «Moving Mountains».
Estamos em 2008 e este estilo musical aproxima-se de uma renovação que irá passar pela electrónica mais acentuada. Não faltam os habituais agudos sentidos dos cantores de R&B e aqueles movimentos gestuais e faciais que estes artistas fazem ao cantar as canções. Vê-se muito em Usher ou R Kelly. Tornou-se característico neste estilo musical a batida lenta e os agudos sofridos!


 Antigamente o R&B era um estilo musical em que se expressava o amor por alguma mulher ou homem. Normalmente era assim. R Kelly, Alicia Keys, Mariah Carey,Bobby V e mais recente Trey Songz. Mas de facto tudo muda quando o mundo gira. O R&B já não é o que era em 2000-2009 mais ao menos.

Sem comentários:

Enviar um comentário