Lusofonia: Um encontro de identidades


Falar de lusofonia não é só falar sobre nós, povo português, mas também sobre quem fala e sente o português. A musica lusófona é a musica cantada por todos aqueles que dominam a língua portuguesa, e têm gosto em o fazer.
A musica cantada em português é e continuará a ser explorada até ao mais ínfimo pormenor, vão sendo acrescentadas ideias, novos ritmos, novas paixões. Musica em Angola, musica em Cabo Verde, toda ela expressa em português vale o que vale.
Os artistas de países africanos introduzem nos seus estilos musicais a língua portuguesa, sem nunca descurar dos ritmos próprios das suas vivências. Os seus ritmos e melodias são facilmente colocados numa panela e misturados com os cantares e dizeres do povo português, e é daí que sai uma espécie de nova melodia.
A música lusófona é, conforme já referi, e achando uma ideia importante, ainda um mundo em constante desenvolvimento, é certo, pois cada dia vão surgindo novos ritmos, novas formas de se fazer boa música, esta cantada em bom português.
Fala-se de saudade, da convivência. Canta-se e expressa-se o bom português em forma de Reggae, Hip Hop, Kuduru, Samba, e outras coisas mais. Simplificando, somos uma comunidade unida, que trabalha no mesmo sentido: o de levar a música cantada em português além-fronteiras. E parece que estamos a ter sucesso nesta jornada musical.

Sem comentários:

Enviar um comentário