Crítica a disco: Girl On Fire

Alicia Keys
Girl On Fire
2012


Da maneira que o disco começa, com a faixa «Novo Adaggio», especulamos uma Alicia de volta ao piano e com umas velas por cima. Mas se calhar ela pregou-nos uma partida. Uma mulher que acabou de casar, grava um álbum cheio de toques femininos e maternais e chama-lhe... Girl On Fire.


Este álbum tem uma divisão de facto muito lógica. As primeiras seis músicas (sem contar com a introdução,«De Novo Adaggio») têm um cariz mais Pop, mais fácil de passar na rádio.
O resto das sete canções é o que eu oiço do álbum. Simplesmente porque são canções diferentes e que mostra realmente o trabalho de uma artista que há muito tem provado desde o seu primeiro trabalho Songs in A minor. Conta com inúmeros produtores e artistas convidados como a rapper Nicky Minaj, o produtor de hip hop Dr.DRE, Emeli Sandé, Bruno Mars ou até Frank Ocean.

 Os singles radiofónicos são o « New Day« e claro «Girl On Fire», música que dá nome ao álbum.

Começando com uma batida muito presente, «Girl On Fire» não mais do que é uma música para passar na Trace ou na Comercial.
O único dueto de frisar é com Maxwell e é uma das minhas preferidas,«Fire We Make».
«Tears Always Win» é tão fácil de ouvir que os quatro minutos parecem dois. Entre berros e sirenes, realmente as lágrimas ganham sempre. Mas as lágrimas nem sempre ganham quando se ouve «Thats When I Knew», dá vontade de dedicar a alguém... ou de cantar antes do padre dizer:"Declaro-vos marido e mulher".

Com a ajuda de Frank Ocean chegamos a «One Thing». Todas estas faixas me fazem relembrar um passado, por algum motivo que eu não sei. Oiçam.

Como qualquer trabalho deve ser coeso mas «Limitedless» no meio de baladas pré-casamento não resulta. Resulta se ouvirmos numa rádio de música reggae ou dancehall. Com a quantidade de staff que houve para a produção deste disco não me admira nada que cada canção tivesse uma influência diferente, um toque pessoal. Emeli Sandé foi uma artista que me surpreendeu com a sua colaboração em algumas faixas, onde predomina o piano.

 Alicia Keys  afasta-se um bocado do seu registo piano,voz mas ficou um trabalho bonito e ... se calhar não teve tanto tempo para compor ao piano, visto que se casou.

Sem comentários:

Enviar um comentário