Para trás, fica o êxito publicitário «I Got You, Man!», cedido à marca Fiat, e da edição posterior do disco de lançamento em 2007. As boas críticas dirigidas a «Do It Right», «Papa's Got A Brand New Bag» ou «Beautiful» valeram-lhes digressões pela Europa, incluindo Portugal, Alemanha, França, Itália, Aústria, Turquia, mas também outras actuações por terras mexicanas.
Depois da partilha de palcos com Neneh Cherry, Sean Kuti, Keziah Jones ou Sharon Jones and The Dap Kings, os 'Vândalos Doces' começaram a preparar novos sons para o segundo trabalho, que viria a ser editado em 2009. A Lovelite seguiu-se So Clear (2011), mais cheio de protagonismo de guitarras eléctricas e de pedaços de jazz e blues: ou seja, coisas de poucas palavras. Este trabalho acabaria por fechar a colaboração com a Unique Records.
O funk, misturado com um sotaque sul-europeu difícil de esconder do quarteto, ganhou novo fôlego com a voz de Mayra Edjole, descoberta em 2005 - no mesmo ano de formação da banda - depois de Jose 'Yusepe' Herranz (guitarra), Santi 'Sweetfingers' Martin (baixo) e Javi 'Skunk' terem percebido que precissavam de um toque feminino para que a fórmula energica funcionasse. Se em 2005 foi assim, em 2013 quer-se ouvir o que eles têm ainda para contar sobre os 60's e 70's.
http://www.thesweetvandals.com/
http://www.myspace.com/thesweetvandals
http://www.last.fm/music/The+Sweet+Vandals