Viajei com o Acaso Até Aqui #16

Mesmo depois de ouvir «Breathe» com muita atenção, difícil é perceber que a voz de Angela McCluskey está metida no meio da música electrónica do duo francês Télépopmusik. A música, retirada do primeiro álbum do grupo de 2003, Genetic World, foi escolhida para configurar num anúncio de televisão da marca japonesa Mitsubishi e foi nomeada para um Grammy como Melhor Música de Dança no ano seguinte. 


No mesmo disco, Angela foi ainda vocalista-convidada em «Smile» e em «Love Can Damage Your Health». A colaboração continuou em 2005, com a edição de Angel Milk, no qual «Don’t Look Back» ou «Brighton Beach» são também cantados por Angela sob um jazz disfarçado e um trip-hop muito suave. 

No entretanto, a vida da artista  de Los Angeles, California, nascida em Glasgow, na Escócia,  ganha fôlego a solo. The Things We Do (2004) é a obra de apresentação de Angela, cinco anos antes de You Could Start a Fight in an Empty House (2009). Do primeiro, «It's Been Gone» teve as honras de abertura, tendo sido fortemente aclamado pelo comediante britânico Russel Brand. No segundo, «Handle With Grace» marcou o regresso da sua parceria com Télépopmusik. Entre outros EP's pelo meio, o ano de 2012 serviu para Angela gravar um outro extended-play: o Lambeth Palace.

É o resultado da estadia de Angela e os amigos em Los Angeles, onde arrendaram uma casa na vila de Los Feliz. Os melhores postais do último trabalho da escocesa são «Perfect», «Slow Down» e «Take Me Out Tonight». No último, regista-se a colaboração de Morgan Page, disc-jockey norte-americano conhecido pelo seu house progressivo. Juntos, já tinham criado «Tell me Why» (2010) e «In The Air» (2012).





O ano passado Angela também trabalhou com Delerium em «Stargazing» e o rapper Kendrick Lamar utilizou um sample de «Don«t Look Back » e recriou a sua música «Is It Love» em 2009. O percurso da artista de 46 anos teve os seus inícios nos anos 90 com a banda de folk rock Wild Colonials, com a qual lançou Fruit of Life (1994) e This Can't Be Life (1996). Já partilhou confidências musicais com Deep Forest, Triptych ou Cyndi Lauper. O novo disco dos seus amigos de Télépopmusik vai ser conhecido dentro de meses e Angela podia ser uma Amy Winehouse. Mas numa versão muito mais telúrica ou numa outra, feita de sonhos atingíveis.  

http://www.angelamccluskey.com/
http://www.myspace.com/angelamccluskeymusic
http://www.last.fm/music/Angela+McCluskey
http://telepopmusik.com/



Sem comentários:

Enviar um comentário