Anarchicks: A Sério?!


Anarchicks
Really?!
Chifre
7/10
Look What You Made Me Do, o EP lançado o ano passado pelas quatro miúdas já deixava antever o que aí vinha. Traduzido, o título daquele conjunto de músicas alerta: 'Olha Para O que Me Obrigaste a Fazer'. É quase como se fosse uma réplica do filme de 1997, Sei o que Fizeste no Verão Passado, cheia de subentendidos, esconderijos e muita personalidade.

Agora, em 2013, as quatro miúdas trazem um novo enigma. Really?! ('A Sério?!'), título do álbum, lançado pela editora Chifre,  parece uma pergunta retórica feita para provocar os incrédulos. Como se elas viessem questionar-se a si mesmas ou aos outros - eventualmente não convencidos quanto àquilo que Pris (aka Playgirl), Helena (aka Synthetique Red), Catarina (aka Katari) e Ana (aka JD) são capazes de fazer.

O som que sai das nove músicas do disco é feito de punk, rock, electrónica e por isso têm os sintetizadores como melhores amigos. As vozes das miúdas (ou quase mulheres, já que têm idades entre os 20 e 34 anos) parecem ter, por vezes, uma função anestésica. Não que sejam monocórdicas ou silenciosas, mas é fácil ser-se levado a pensar que o microfone está a funcionar como filtro ou como uma forma de suavizar as coisas.
«Restraining Order» é o single de apresentação do novo trabalho e merece o devido destaque, já que leva a crer ter sido feito à medida de um concerto ao vivo moldado pelo improviso. As notas positivas vão também para «New Rave» e «Siouxsie in the Box» ou ainda «Son of a Beat», que soa como se fosse cantada por Debbie Harry, cheia de fúria.

Chamam-se Anarchicks e Really?! é uma prova dos nove. Continuam miúdas ou 'chicks', nem que seja pelos vestidos com apontamentos de renda, as franjas simétricas, os cabelos rosa choque ou o baton à femme fatale. E o anarquismo também lhes fica bem. Não ficariam bem na fotografia punk se voltassem mais aprumadinhas.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário