Viajei com o Acaso Até Aqui #15

«Feeling Free» foi considerada a Música do Ano pelos Gilles Peterson's World Wide Awards em 2006. «Keep Reaching Up» - nome do primeiro álbum do ano anterior - foi escolhida por Barack Obama, presidente reeleito do EUA, para figurar na lista de músicas da sua campanha eleitoral em Fevereiro de 2012.


Tortured Soul é o nome do novo disco de Nicole Wills and The Soul Investigators. Chega no início  deste ano e surge depois daquele turbilhão político, de um bacharelato em artes e pintura frequentado pela vocalista e de oito anos de ausência. Nos últimos quatro, os seis músicos estiveram a criar material para esta 'alma torturada' (que de dolorosa tem muito pouco). «Tell Me When (We Can Star Our Love Thing Once Again)», «Moon Walking & Star Gazing» e «Shake A Tail Feather» são alguns dos títulos de avanço do trabalho.

 

Pela chancela da editora Timmion Records, o som do LP tem Pete Toikkanen na guitarra, Sami Kantelinen no baixo, Jukka Sarapää na percussão, o órgão é de Antti Määttänen e ainda Didier Selin numa colaboração pontual de guitarra nos braços. É um regresso à composição do grupo em 1998.

Nicole Wills é norte-americana de Nova Iorque, mas nasceu em 1963 em Helsinquia, na Finlândia. É cantora, compositora e pintora. Com os 'Investigadores do Soul ou da Alma' lançou aquele primeiro disco em 2005 e com ele recebeu a aclamação da crítica. Vendeu 30 mil cópias e esteve disponível no Cánada, EUA, Espanha, Dinamarca, França, Itália e Reino Unido.

A solo, o currículo de Nicole começou em 2002 com Soul Makeover e continuou em 2004 com Be It. Nos dois trabalhos colaborou com Dharma One, Ercola, Nuspirit Helsink, Jimi Tenor e Maurice Fulton. Mas o caminho de Nicole já teve outros cruzamentos. Com os Hello Strangers and Blue Period fez performances ao vivo em Nova Iorque, ao mesmo tempo que trabalhava à noite nos bares Berlin e Danceteria daquela cidade. Foi corista em 1989 na tournée dos The The e, cerca de um par de anos mais tarde, tornou-se vocalista da banda Repercussions. Earth and Heaven foi o disco de estreia, do qual o single «Promise Me Nothing» se tornou um hit radiofónico no Japão. Em parceria com Curtis Mayfield, em 1994, a banda gravou ainda uma versão de «Let's Do It Again» (1975) do próprio músico de Chicago e mestre do soul e do funk.

http://www.nicolewillis.com/
http://www.myspace.com/nicolewillisandthesoulinvestigators
http://www.last.fm/music/Nicole+Willis+&+The+Soul+Investigators

Sem comentários:

Enviar um comentário