Dumpster Diving - Pérolas Musicais #1

Bem-vindos ao Dumpster Diving! Nesta nova rúbrica serão expostas pérolas musicais que fui retirando ao longo do tempo do Youtube, ao mergulhar no seu universo profundo, local onde até um mísero vídeo sobre gatinhos pode levar a comentários racistas e discussões acessas sobre a suposta profissão noctívaga da mãe. Porém, informo que nos iremos focar na parte musical, portanto peço desde já desculpa se alguém ficou à espera de gatinhos.

De facto, é possível encontrar muita música nova no Youtube, geralmente através dos vídeos "relacionados" que nos aparecem na coluna direita do site. Infelizmente, ou felizmente para esta rubrica, também se encontram muitas coisas más, por vezes tão más que se tornam boas. Mergulhem então comigo neste oceano de música de qualidade dúbia e juntos, arrependermo-nos-emos de certos caminhos que a música percorre.

Hoje, com o intuito de falar, sempre que possível, sobre artistas portugueses, apresento-vos a Índia Malhoa.


Índia Malhoa, para quem reconhece o sobrenome, é filha de Ana Malhoa, que alcançou um certo sucesso como cantora/apresentadora (quem é que ainda se lembra do Super Buéréré?) e neta de José Malhoa, também ele artista musical, com um reportório que se estende desde o fado até, mais recentemente, kizomba.

 Pimbazomba?

Não existem palavras para descrever este vídeo, tem algo para agradar a todos nós - raparigas giras com pouca roupa para os homens; um homem com aparente talento para a escrita musical (e uma grande voz!) para as senhoras; e um homem de certa idade a oferecer boleia a uma jovem que obviamente não conhece, para aqueles que apreciam esse tipo de abordagem. Para quem não viu o vídeo e se pergunta se ela aceitou a boleia - claro que sim! Quando uma pessoa que não conheço me oferece boleia, e persiste com a oferta enquanto aumenta o volume do rádio, tenho de aceitar! Não é todos os dias que se conhece alguém tão simpático, ainda por cima com carta de condução e um rádio funcional no carro.

Contudo, e após verificarmos o calibre do avó, será que a neta conseguiu reter o gene musical? Com a tenra idade de 15 anos, pode ainda ter muito que caminhar, mas o seu trabalho até agora sugere uma resposta positiva:



Numa única canção, Índia mostra-nos que já domina a escrita musical em duas línguas de tal forma que se sente confortável o suficiente para as misturar. A masterização da língua-mãe é tão avançada, que consegue até rimar "açaime" com "trai", o que não é para todos. Claramente, Índia Malhoa pretende agradar ao público falando do que conhece, seja o tema o seu cão Angel, ou a cena das discotecas, presente no single DJ Aumenta o Som, ou até o eterno problema das raparigas adolescentes - os rapazes.


Se, com apenas 15 anos, Índia conseguiu já apanhar o jeito da mãe e do avó para a música, imaginemos como e onde estará daqui a uns anos. A proposta da mistura de línguas poderá ser o futuro, pois não só apela a um público internacional, como até lhes pode ensinar algumas palavras na língua lusitana. Podemos vir a assistir a uma revolução da música portuguesa, pela mão de uma jovem rapariga! Ou então terá apenas um certo sucesso com as crianças que não têm noção do que estão a ouvir, e será reconhecida pelas senhoras que vão para a plateia dos programas da tarde da RTP e têem de gramar com a música dela durante três minutos e fingir que gostam. As da fila da frente por vezes dançam, provavelmente recebem mais por uma boa actuação.

Enfim, esperemos que esta não seja o culminar dos artistas Malhoa. Se bem que, até agora, só noto um grande erro em todo o projecto - ao alinhar com o movimento canino, perdeu uma grande oportunidade com os gatos. Toda a gente sabe que estes governam a Internet, e melhoraria exponencialmente a imagem da artista se, no futuro, dedica-se também algo aos felinos. Fazer música de jeito também ajudaria.

Sem comentários:

Enviar um comentário