Rubrica: Ocarina do Tempo #1


29 de outubro...

Começa hoje, segunda-feira dia 29 de outubro de 2012, a rubrica «Ocarina do Tempo» de minha autoria que, como o próprio nome indica, irá relatar viagens no tempo relativas ao mundo da música. Com periodicidade fixa, a rubrica focar-se-á no dia do mês correspondente à segunda-feira a que é publicada, de forma a contextualizar e realçar os acontecimentos musicais ocorridos nessa data.

Foi exatamente no dia 29 de outubro de 1983, que o álbum Dark Side of The Moon dos Pink Floyd bateu o recorde do maior número de semanas na lista dos melhores álbuns da Billboard, a Billboard 200. Destronando assim o até então líder Johnny Mathis, com o álbum Johnnys Greatest Hits. Foram precisas 491 semanas para ultrapassar o norte-americano – cantor de música popular que ficou mundialmente conhecido com a canção «A Time For Us», tema do filme «Romeu e Julieta», de Franco Zeffirelli.

Músicas como «Wonderful! Wonderful», «Its Not For Me To Say» e «Chances Are», fazem parte do Johnnys Greatest Hits, que para além de ter sido o primeiro álbum do género a ser lançado na história, ainda é o segundo com a maior presença na Billboard 200 de sempre.

Dark Side of The Moon, álbum lançado a 24 de março de 1973, ainda se manteve na popular lista da Billboard até perfazer um total de 591 semanas consecutivas, recorde que ainda perdura até aos dias de hoje. Este disco, para além de ser um dos grandes clássicos do coletivo britânico de rock progressivo, é também um dos trabalhos que mais define Pink Floyd em termos de sonoridade, onde ambientes sombrios e atmosferas psicadélicas são explorados, com recurso a efeitos cuidadosamente colocados e muito experimentalismo à mistura, características tais que são um legado de Pink Floyd.

Capa do álbum Dark Side of The Moon de Pink Floyd

Este é o oitavo registo da banda, que se destaca também por ser um dos que mais marcado está pelo trauma da saída de Syd Barrett em 1968 por doença mental. Dark Side of The Moon, vendeu mais de 50 milhões de cópias em todo o mundo, sendo um dos álbuns mais vendidos, não só da banda mas também do Reino Unido, com mais de 15 milhões de discos comercializados em todo o país. Reunindo temas como «Breathe», «Time», «Money» e «Us & Them», Dark Side of The Moon, é ainda nos dias de hoje um dos melhores álbuns de rock progressivo e uma influência para muitas bandas que quiseram seguir as mesmas pisadas que Pink Floyd.

Também no dia 29 de outubro, mas desta vez do ano de 1965, é lançado o single «We Can Work it Out» dos Beatles, que possuía dois lados A, juntamente com a canção «Day Tripper». Oito anos depois, exatamente no mesmo dia, John Lennon lançou «Mind Games» acompanhado por um LP com o mesmo nome.

Em 1990 foram homenageados, para a lista do Rock and Roll Hall of Fame, nomes como Wilson Picket, Ike e Tina Turner, The Birds, The Impressions, LaVern Backer, Jimmy Reed e John Lee Hooker.

E, em 2005, para a 25ª celebração do Rock and Roll Hall of Fame, tiveram lugar uma série de concertos no Madison Square Garden, em Nova Iorque. Do cartaz fizeram parte artistas como Bruce Springsteen, Bono, Mick Jagger e Aretha Franklin. 


  

Sem comentários:

Enviar um comentário