Época da "caça" aos festivais

Clima quente ajuda ao negócio…das cervejas!

No ano em que o festival Rock In Rio não se realiza em Portugal existem outras opções para os amantes da música ao vivo. Começa já este mês de Maio no dia 30. O Primavera Sound arranca neste penúltimo dia de Maio no Porto com nomes como Nick Cave & The Bad Seeds, James Blake ou  Dead Can Dance. No dia 31 será a vez dos regressados Blur, Grizzly Bear, Rodriguez, Metz entre outros. Os cabeças de cartaz que encerram o festival são os My Bloody Valentine e Dinosaur Jr.

Antes que o mês de Junho acabe e comecem a chegar as "grandes bandas" ainda há tempo para um pouco de reggae. Summol Summer Fest, na Ericeira, decorre nos dias 27 a 29 de Junho. Netsky,Morgan Heritage, Tarus Riley, Delta Heavy, Dub Inc e o conhecidíssimo Alborosie são os principais cabeças de cartaz.

Viajamos agora para Oeiras para o Jardim do Marquês de Pombal. O EDP Cool Jazz Fest tem agendados os concertos imperdíveis : Ana Moura e Luisa Sobral (4 de Junho), Djavan e Maria Gadú (dia 5 de Julho), Lee Fields (dia 21), Diana Krall (dia 24), Rufus Wainwright (dia 25) e os tão aguardados Jamie Cullum e John Legend (dia 26 e 27 respectivamente).

O Alive! este ano apresenta um cartaz mais jovem musicalmente . Decorre entre os dias 12 de Julho a 14 de Julho. Os nomes mais fortes são: Green Day, Steve Aoki, Depeche Mode, Jamie Lidell, Kings Of Leon, Tame Impala, Alt-J, e Django Django. Festival Alive que cada vez mais diminui a sua carga de bandas rock e aposta nas "novas bandas fenómeno". Lembro a edição do Optimus Alive do ano 2009 onde juntaram Metallica, Slipknot, Machine Head e Mastodon no mesmo palco. Steve Aoki regressa depois de ter actuado no Alive no ano de 2011e a presença de bandas portuguesas diminuiu também relativamente.

Ao mesmo tempo que em Sesimbra acontece o festival da cerveja(Super Bock Super Rock) decorre também o Festival Marés vivas em Gaia. Dias 18, 19 e 20 as pessoas terão que escolher qual o cartaz que mais apela ao ouvido e à carteira. Dia 18 no Super Rock vão actuar os já conhecidos Artic Monkeys,  em estreia Johnny Marr e Efterklang entre outros. The Killers, Kaiser Chiefs, Miguel e Black Motorcycle Club ocupam o estatuto de "mais conhecidas". No último dia de festival que era na praia e agora já não é os Queen Of The Stones Age são a grande atracção para um festival desta vez sem pó.

O Marés Vivas aposta em David Getta, nos 30 Seconds To Mars ou nos Smashing Pumpkins para fazer deste pequeno festival um grande investimento na medida em que é realizado no Porto e muitas pessoas de outras partes do país não vão porque: "Não tem grandes bandas fixes que valham andar tantos quilómetros".

Chegamos ao festival que,como os outros, tem sofrido alterações e veste "roupas" diferentes ao longo das edições. Nesta edição do Sudoeste a tendência vai ser para bandas do tipo Mega Hits ou seja música da moda e vão apostar num falso rastafari Snoop Dogg. É de salientar uma banda portuguesa, os Orelha Negra que chegaram finalmente ao palco principal do Sudoeste. Uma dúvida : será que o Pitbull, também confirmado, irá cantar ou irá fazer que canta? O Festival Sudoeste terá acampamento como sempre e realizar-se-à nos dias 8,9 e 10 de Agosto.

Com o verão a acabar o Paredes de Coura apresenta uma das "bandas fenómeno": The Knife, que ficaram 7 anos sem lançar um disco, deixam-nos com o seu segundo álbum «Shaking The Habitual». Pensar que Paredes de Coura já teve Kings Of Convenience ou Kurt Vile…

Quero relembrar que o festival Portugal ao Vivo voltou para uma edição de dois dias (21 de Junho e 22) com The Gift, Pedro Abrunhosa, Miguel Araújo, Deolinda e Wraygunn e Xutos e Pontapés, Resistencia, Sétima Legião,GNR e Madredeus, respectivamente. Madredeus versão sem a Teresa Salgueiro é de salientar.

É no clima quente que se vê as pessoas a desfrutarem destas feiras de música, onde se quer ver tanta coisa que nem se vê nada. É o sítio indicado para ir andar numas diversões, procurar brindes, beber umas cervejas e se ainda houver tempo sentarmo-nos para ouvir o que as bandas têm para nos oferecer e veremos... um mar de pernas apenas. É a única coisa que veremos.


por Tiago Amaral 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário