A electrónica nos festivais nacionais: primeiras confirmações

Aproxima-se a época dos grandes eventos musicais em Portugal. De lés a lés, os cartazes dos festivais começam a compor-se com artistas dos mais variados estilos musicais e das mais diversas nacionalidades. Nestes casos a electrónica é quase sempre deixada para último, porém, já começam a surgir alguns nomes do género nas entrelinhas dos nomes que lideram os cartazes dos eventos.

No Optimus Alive, um dos festivais que reserva um espaço com uma grande inflexão para o estilo - o Optimus Clubbing -, podemos contar com o regresso dos Bloody Beetroots, depois de uma exibição avassaladora na edição de 2011 em que se fizeram acompanhar da Death Crew 77, bem como o de Twin Shadow (o norte-americano deu dois concertos em Portugal no ano passado), Crystal Castles (o duo actuou em fevereiro no TMN ao Vivo) e os Japandroids que deixaram bem marcada a sua passagem pela edição do ano passado do Paredes de Coura. Junto aos cabeças de cartaz do evento podemos encontrar ainda dois nomes magnos do universo electrónico: Steve Aoki e os explosivos 2ManyDJs.

De Algés directamente para a Herdade do Cabeço Da Flauta. O Super Bock Super Rock tem por hábito compilar grandes nomes da música de dança - dá-se o exemplo de edições anteriores pautadas por actuações de artistas como Skrillex, Laurent Garnier, DJ TIesto, Digitalism e LCD Soundsystem, entre outros. Este ano já podemos encontrar um cartaz polvilhado com nomes como Ricardo Villalobos (considerado um dos melhores produtores de techno minimal e micro house), Julien Bracht, Midnight Juggernauts, Octa Push, Mary B e os aclamados Digitalism.

Mais a sul, o Festival Meo Sudoeste já conta com gigantes da música eletrónica como o sueco AVICII, mestre nos campos da house music, o escocês Calvin Harris, mediatizado pelo sucesso radiofónico que criou com Rihanna, o incontornável Fatboy Slim e o português DJ Ride, campeão do mundo de turntablism com o projecto Beatbombers.

Rumando em direcção ao norte, e tendo como primeira paragem a cidade de Gaia, deparamo-nos com o cartaz do Meo Marés Vivas. Por entre os poucos nomes que já foram confirmados para o certame nortenho, já estão incluídos dois nomes importantes e reincidentes em solo português de música electrónica. Falamos do quase residente - em eventos patrocinados pela TMN (este ano MEO) - David Guetta e dos britânicos La Roux.

Ainda mais a norte, perto dos limites territoriais que delimitam Portugal, o Vodafone Paredes de Coura - ainda a meses de se realizar, mas já com alguns nomes confirmados - oferece-nos quatro propostas electrónicas: The Knife, Delorean, os franceses Justice e John Talabot, que proporcionou um dos momentos altos do evento curado pelos The XX nos Jardins da Torre de Belém.

Até à data, são estas as ofertas electrónicas para os eventos musicais em Portugal. E pelos nomes que já foram confirmados, e os que ainda faltam confirmar, adivinha-se um ano recheado de grandes actuações a nível electrónico.

Sem comentários:

Enviar um comentário